sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Filadelfia = Philadelphia

Com a belíssima música do Bruce Springsteen apresenta-se a cidade "Filadelfia", cidade que dá nome ao filme que acabei de assistir.

É fantástico como uma representação artística pode influenciar em nossas vidas.

A essencia do filme se dá pelos papeis de um advogado que é demitido. Os donos da empresa dizem que a causa da demissão é falta de competencia da parte desse jovem e dedicado advogado-recém formado. Mas Andrew(Tom Hanks) sabe muito bem o real motivo: sua doença(aids) e principalmente, sua orientação sexual; isso mesmo Andrew Beckett é gay.

Ai se dá a grande trama. Andrew contrata o bem sucedido e homofóbico advogado Joe Miller (Denzel Washington). Este por sua vez é um grande personagem que vai mostrar, um reflexo da sociedade. Não tem amigos gays por medo se ser taxado de gay. Odeia os gays, mas uma situação na biblioteca (olha que legal) o faz mudar de idéia, pelo menos quanto a ajudar Andrew.

O filme se extende por vários momentos no tribunal, sendo uma boa indicação pra quem faz direito.

Várias cenas são interessantes. A festa gay na casa de Andrew, que conta com a presença do advogado de defesa de Andrew; agora um pouco mais tolerante. Outra cena interessante e marcante é a que segue a festa: Andrew num momento quase de transe com a música clássica...

Amizade. Superação. Dia a dia. Racismo. Homofobia. Alegria mesmo em situação difícil. Esses são alguns dos temas tratados pelo diretor Jonathan Demme. Filadelfia é um filme, se é que existe esta denominação: filme "de cabeceira".

2 comentários:

H. Henrique disse...

Bem, primeiro com relaçãoao que escreveu no meu blog, sim, você captou bem!!! O que está escrito lá gira também em torno das filosofias pessoais de Osho,inclusive tenho algo pra te escrever de um dos livros dele, não pude pensar em outra pessoa quando li aquele trecho! Logo mais o faço.

Quanto ao "Quando Nietzsche (nomezinho hem?) Chorou", uma amiga minha, a Vera, terminou o livro quase pirada e apaixonada pelo tema! Ainda não tive o prazer, espero acompanhar o andar!

E Filadélfia. Agora sim alugo! Ainda que seja tão "tribunalístico" acredito ser bacana! Já tinha recebido a indicação, mas não com tantos pontos!

Fora de tudo isso, já assistiu "O Fabuloso Destino de Amelie Poulain"?
Não me lembro?

Roses disse...

calourex!!!! quero assistir o filme!!!!

comentei o outro post, vê lah depois, mto bom ele!!!
aliás seu blog eh mto bom, altas dicas culturais, mto calouro!!