sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Metacrônica



No que consiste desapego material? Joe Gould sabe muito bem o que é isso.

O último filme que assisti em casa foi "Crônica de uma certa Nova Iorque".

O filme é belíssimo em retratar a vida de dois homens intrigantes. Um é o jornalista Joe Mitchel (Stanley Tucci). O outro é a razão do filme: Joe Gould.

Joe Gould, um homem rico, formado pela Universidade de Harvard larga tudo, pra viver na rua, porque de acordo com sua idéia era necessário "viver" entre as pessoas pra saber o que lá se passava para assim escrever a História Oral da Humanidade. Tal projeto era ambicioso, era pra ser três vezes mais abrangente do que a Bíblia.
A história desses dois homens se cruzam num bar; nada mal para Joe Gould que é visto como um autêntico boêmio. Lá Joe Mitchel, o jornalista, fica curioso quanto àquela figura. Joe Mitchel escreve um artigo sobre Joe gould, e se envolve tanto na história que o relacionamento entre os dois se torna muito constante causando certo constrangimento para o jornalista

Mas o ponto central do filme é mostrar que Joe Gould é a voz da população de NY; Joe Gould é a figira representativa da ferida da sociedade...

A obra que Joe Gould tenta escrever é um misto de História com análise da sociedade. Ele descreve, por exemplo, o surgimento da aristocracia e dos peões, na sociedade norte amerciana, destacando o papel de cada um deles. E ainda mostra o que é preciso para se tornar um ser humano perfeito.

Crônica de uma certa NY mostra um senhor culto, decidido, irreverente, teimoso e solitário encherga a sociedade norte americana da década de 40.

O que me chamou bastante atenção no filme foi o papel de Atanley Tucci: um pai de família dedicado e prestativo. um jornalista assaz meticuloso e articulista; acima de tudo um ser humano que vê em Joe Gould a voz da essência humana.

Nenhum comentário: