segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Satisfazer um desejo

Acabei de assistir ao filme "Lua de fel" de Roman Polansky. Um filme que trata da apresentacao da vida de um casal para outro. NA verdade eh um relato de um casal de desejos. Um casal que experiencia de tudo. Fantasias. Gostos e vontades. A cada dia se deseja uma coisa e se deseja cada vez mais.
Isso me lembra a vida como um todo. A vida eh repleta de desejos. O nosso objetivo na vida nao eh comprar casa, carro, viajar etc. Nosso objetivo eh satisfazer desejos. A cada desejo realizado um novo surge e uma nova forca para satisfaze-lo surge. Sisifico; ciclico, samsarico!
Chame como achar melhor. Mas o budismo ve essa roda da vida, esse eterno vir a ser, essa satisfacao de desejos a origem do sofrimento. Simplesmente porque nao eh a satisfacao desses desejos algo verdadeiramente capaz de trazer felicidade como pensamos.
O que realmente da felicidade eh a realizacao pessoal.
Pergunto: como encontrar a realizacao pessoal , a iluminacao, o extirpar de desejos?
Fico com essa pergunta e vou tentando diminuir os desejos. (Mas que paradoxo: tenho o desejo de acabar com os desejos...).
Mas quanto mais quero me livrar disto tudo vem um monte de coisas que me predem aqui. Grilhoes que nao me deixam sair pelo mundo...

2 comentários:

marcela primo disse...

Neste filme, parece-me que a satisfação dos desejos sejam também um caminho para o autoconhecimento... e que esse "saber-se a si próprio" traz angústia, vazio e autodestruição... talvez eu esteja enganada... esteja ainda com a impressão de garotinha (que eu era) quando assisti ao filme. Na mesma época assisti a "Perdas e Danos" que também me deixou essa impressão.

felipemaia disse...

Nossa, quem é viva sempre aprarece!

Concordo com vc. Quando nos conhecemos chegamos a um momento de destruição!