quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Nada nunca vai morrer

Esse ideia de morte, de um fim foi criado pelos materialistas, nao no sentido formal da filosofia, mas no sentido de que ve assim quem soh pensa na materia. Para aqueles que ve a planta que morre, o corpo que eh enterrado etc.
Ao terminar de assistir ao filme "O homem elefante" de David Lynch fica essa mensagem. Nada morrera.
O Budismo (olha eu mais uma vez falando dessa filosfia de vida) destaca justamente esse ponto.
Nada morre.
Um pouco de Lavoisier, ou sera que Lavoisier tambem era budista?
Mas eh isso. A vida eh continua. Nao acaba. Se transforma.
De certa maneira nos conforta. Mas afinal de contas esse eh o papel das religioes.
Sinto-me confortado.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Satisfazer um desejo

Acabei de assistir ao filme "Lua de fel" de Roman Polansky. Um filme que trata da apresentacao da vida de um casal para outro. NA verdade eh um relato de um casal de desejos. Um casal que experiencia de tudo. Fantasias. Gostos e vontades. A cada dia se deseja uma coisa e se deseja cada vez mais.
Isso me lembra a vida como um todo. A vida eh repleta de desejos. O nosso objetivo na vida nao eh comprar casa, carro, viajar etc. Nosso objetivo eh satisfazer desejos. A cada desejo realizado um novo surge e uma nova forca para satisfaze-lo surge. Sisifico; ciclico, samsarico!
Chame como achar melhor. Mas o budismo ve essa roda da vida, esse eterno vir a ser, essa satisfacao de desejos a origem do sofrimento. Simplesmente porque nao eh a satisfacao desses desejos algo verdadeiramente capaz de trazer felicidade como pensamos.
O que realmente da felicidade eh a realizacao pessoal.
Pergunto: como encontrar a realizacao pessoal , a iluminacao, o extirpar de desejos?
Fico com essa pergunta e vou tentando diminuir os desejos. (Mas que paradoxo: tenho o desejo de acabar com os desejos...).
Mas quanto mais quero me livrar disto tudo vem um monte de coisas que me predem aqui. Grilhoes que nao me deixam sair pelo mundo...

sábado, 4 de setembro de 2010

24 anos

Vinte e quatro anos de vida.

Ou seriam 24 anos e 9 meses? Não. Prefiro 24 anos de vida somente. Até porque sou da teoria de que a vida começa com o nascer. Antes do nascer eu sou um agregado do corpo da mãe...

Bem, 24 anos.

Ensino fundamental. Ensino médio. Faculdade.

Cursos de línguas; artes etc.

Viagens...

Descobertas.

Mesmo assim ainda não posso dizer que sou formado. Graças a zeus sou heraclitiano. Mudo sempre e sempre mudarei. A única constância na minha vida é a mudança.
Mudei de Brasília pra São Paulo pra Palmas... Agora quero mudar de novo!

Tic Tac....